Estudantes elegem novo prefeito mirim em Caucaia

O auditório do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, no Centro, esteve cheio na manhã desta segunda-feira (6/11). Ali, centenas de crianças aguardavam ansiosas a oportunidade de participar da eleição do novo prefeito mirim do município. A atividade faz parte do Caucaia Cidadã, programa de educação fiscal capitaneado pela Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin).

O prefeito Naumi Amorim e a primeira-dama Erika Amorim acompanharam o pleito, que elegeu Marcos Vinícius, da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Vicente Torquato de Araújo, o mais novo representante do povo. Emocionado com o momento democrático dos pequenos, Naumi ouviu atento as propostas de cada um. Ficou impressionado com o nível da disputa.

“Já vejo todos esses candidatos como vencedores. Ver tantas crianças já demonstrando interesse pela política, se engajando desde cedo e já apresentando boas ideias nos dá mais ânimo para continuar trabalhando”, comentou o prefeito, que terá contato direto com o prefeito mirim na discussão de propostas.

Erika Amorim elogiou a mobilização das escolas municipais, que garantiu a presença massiva dos estudantes. “Houve um grande envolvimento de todos. Presenciamos um despertar para as questões fiscais; um exercício que muitos não tinham contato até hoje. Tenho certeza de que será uma experiência que irá refletir positivamente para os concorrentes, para o eleito e para quem está aqui acompanhando”, pontuou a primeira-dama e também secretária municipal de Governo e Articulação Política.

O diferencial da eleição para prefeito mirim não é apenas promover um ato de cidadania, como pontuado pelo titular da Sefin, Marcus Mota. “O interessante é que daqui nascerão propostas que serão adotadas pelo prefeito Naumi e efetivadas no município”, esclareceu o secretário.

Das propostas discutidas, cada candidato defendeu majoritariamente pleitos nas escolas de cada um, como reforma nos equipamentos, faixa de pedestres, acesso à Internet e ar-condicionado nas salas. Também foram citadas questões que abraçam outras áreas, como mais remédios nos postos de saúde, valorização dos profissionais municipais, coleta seletiva e acessibilidade.

Um tema bastante atual também figurou na fala de alguns candidatos: o combate ao bullying. “Se as crianças estão se manifestando é porque já existe algum movimento dentro do ambiente escolar. Já podemos identificar um problema. É extremamente importante verbalizar esse tipo de problema, reconhecê-lo como crime e combatê-lo”, frisou a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares. Ele complementa o pensamento citando o processo de construção de valores, tão presente no município, e a parceria com o Instituto Myra Eliane.

Eleição 

Em primeiro momento, cerca de 100 alunos subiram ao palco para defender suas ideias com propostas na ponta da língua. Destes, 14 foram selecionados para uma nova fase. O secretário de finanças de Horizonte e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcus Machado, liderou a votação. Ele esteve em constante contato com o secretário de Caucaia para construir os ideais que envolvem o programa Caucaia Cidadão.

Na segunda fase da eleição, Marcus Machado questionou os candidatos acerca de propostas para a segurança pública e para a saúde. Três candidatos restaram: Marcos Vinícius, Bruno Augusto e Maria Isabel.

A última fase foi disputada nas cabines eleitorais. Após intensa apuração, Erika Amorim divulgou o aguardado resultado: Marcos Vinícius, o mais novo dos candidatos, de apenas oito anos, foi eleito prefeito-mirim de Caucaia. Maria Isabel conquistou o segundo lugar, assumindo o cargo de vice-prefeita. Por fim, Bruno Augusto ficou em terceiro lugar, ocupando o cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal.

Prefeito Mirim Marcos Vinícius recebendo a faixa da primeira prefeita mirim de Caucaia, Marvjuliane Araújo eleita em 2007

Um momento histórico encerrou a solenidade: Marvjuliane Araújo, a primeira prefeita mirim de Caucaia, eleita há dez anos, passou a faixa para o novo eleito. Hoje com 21 anos, ela se emociona ao lembrar do mandato. “É emocionante reviver tudo isso. Hoje vejo essa eleição com outros olhos. Desejo que o novo representante aproveite o renascimento da nova gestão para trabalhar junto com o prefeito Naumi. Infelizmente as minhas propostas não foram pra frente, mas eu acredito que agora vai ser totalmente diferente”, pontua a ex-prefeita mirim.

Além da eleição que garantiu a faixa de prefeito mirim a Marcos Vinícius, foram definidas as demandas que serão encaminhadas diretamente a Naumi Amorim e efetivadas na gestão municipal: laboratório de computação nas escolas, realização de competições esportivas/culturais entre escolas e aulas de teatro nas escolas.

A posse de Marcos Vinícius como prefeito mirim será nesta quinta-feira (9/11), às 8 horas, na Câmara Municipal de Caucaia (Praça Coronel Fausto Sales, 464, Centro). O mandato será de dois anos. Propostas do prefeito mirim Os olhos de Edinilce Moraes denunciavam o orgulho que a dona de casa sente do filho Marcos Vinícius. Orgulho que ficou ainda mais aparente na manhã desta segunda-feira (6/11). Após intensa votação no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, o pequeno foi eleito novo prefeito mirim do município, recebendo a missão de trabalhar lado a lado ao prefeito Naumi Amorim, também presente na eleição.

De fala mansa, mas firme quando apresenta ideias, Marcos Vinícius conquistou a todos ao anunciar as propostas que irão promover melhorias em Caucaia. Para ele, os pontos mais delicados são a segurança e a saúde.

Ele irá apresentar pessoalmente ao prefeito as propostas que serão efetivadas em Caucaia: laboratório de computação nas escolas, realização de competições esportivas/culturais entre escolas e aulas de teatro nas escolas. “Eu não estava esperando. Estou muito feliz. Vou trabalhar bastante e deixar Caucaia melhor do que já é”, comentou o recém-eleito gestor. Além de representar todos os colegas, o prefeito mirim está empolgado por um motivo em especial: trabalhar com Naumi Amorim. “O prefeito é muito alto e muito legal”, comemora.

A relação entre os prefeitos é algo que já emociona Edinilce. “Ver meu filho, o prefeito mirim, ao lado do Naumi, o prefeito da minha cidade, é uma das cenas mais emocionantes da minha vida. Nunca vou esquecer”, enfatizou a dona de casa. Apesar da emoção, ela diz que já esperava o resultado pelo perfil do filho. “O Marcos é muito organizado. Em casa, sozinho, montou suas propostas. Fez a sua eleição e venceu”, detalhou.

Quem também era só alegria no auditório do Grêmio era Assis Alves, diretor da escola onde Marcos estuda. “Ele sempre se destacou muito. A gente o acompanha há bastante tempo. Não por acaso ele foi um dos mais votados na nossa escola para que estivesse aqui hoje representando os amigos”, comemorou. Prefeitura Municipal de Caucaia – Assessoria de Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: