Erika Amorim debate defesa social em reunião dos Conselhos Comunitários de Caucaia

A secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta terça-feira (5/9) da reunião mensal dos representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) de Caucaia. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Terra Nordeste (Fatene) e contou com a presença do titular da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, que anunciou a criação de uma Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na cidade.

“Todo reforço é importante porque nosso município tem sofrido com a violência. Mas também é preciso alinhar as ações da Secretaria da Segurança com os projetos da Prefeitura. Porque nós trabalhamos a prevenção, melhorando a educação, a cultura e o esporte, por exemplo, e a SSPDS atua na repressão, no combate direto ao crime. Sem esse alinhamento, tudo fica mais difícil. Por isso que fazemos questão de participar desse encontro”, afirmou Erika Amorim.

Conforme o secretário André Costa, a expectativa é de a unidade especializada funcionar em Caucaia inicialmente no Batalhão de Policiamento. Isso acontecerá tão logo a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) conclua estudo para o ingresso de policiais civis nos quadros da SSPDS. Esse levantamento está em curso. A posteriori, a DHPP terá sede própria.

Enquanto isso, Prefeitura e Governo unem forças com a chegada de 15 viaturas policiais a Caucaia no começo de julho e com a atuação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, o BPRaio, até o fim de setembro.

Serão 113 policiais de elite atuando em 44 motos e duas viaturas. A sede do BPRaio ficará no Araturi, em terreno cedido pela Prefeitura ao Estado exclusivamente para este fim. “Eu sei que Caucaia tem muitos problemas de segurança. Mas tenham certeza de que estamos preocupados e empenhados em melhorar as coisas por aqui. Segurança não é desejo. É necessidade”, afirmou André Costa, que recebeu o certificado de “Amigo da Defesa Civil” em decorrência da passagem do aniversário de 19 anos da instituição no Município. A data foi celebrada no último dia 28 de agosto.

Além da DHPP e do Raio, o secretário defendeu a implementação de um programa de videomonitoramento nas ruas de Caucaia e o uso de fotossensores para identificar veículos roubados. Ambas as medidas já existem na Capital e, segundo André Costa, têm dado bons resultados.

Ele também destacou a importância da participação popular na execução da política de segurança pública. “A gente tem que construir essa política com vocês (representantes dos CCDS). Nosso papel é ouvir, debater e só depois tomar decisões. A Polícia isolada, sem vocês, não vai resolver o problema. Mas com o apoio de vocês eu tenho certeza de que vamos vencer”, afirmou André Costa.

DEMANDAS

Tanto Erika Amorim quanto o secretário acolheram as reivindicações dos representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social por mais abordagens em transportes coletivos, extensão do funcionamento de delegacias, reforço do policiamento no Centro da Sede, criação de projetos sociais para idosos e crianças e combate mais efetivo à poluição sonora.

Erika comprometeu-se a envolver gestores de diversas secretarias para solucionar as demandas competentes à Prefeitura. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião e apresentaram demandas. “Se for preciso, trazemos os secretários aqui para ampliarmos o debate. A participação popular numa gestão é fundamental”, concluiu a primeira-dama.

“Algumas realidades a gente só conhece vendo de perto. Por isso que os policiais visitam os CCDS. Em Caucaia, o apoio dado pelo prefeito Naumi Amorim tem sido primordial para esse trabalho dar certo. Ele está preocupado com a prevenção primária, que é a mesma preocupação dos Centros Comunitários”, enalteceu o comandante do policiamento de Caucaia, tenente-coronel Giovane Martins.

Assessoria de Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: