Início Caucaia Começa estudo para revitalizar a Serra da Taquara de Caucaia

Começa estudo para revitalizar a Serra da Taquara de Caucaia

0
COMPARTILHAR
Imagem ilustrativa da Web

No intuito de minimizar danos ambientais e preservar a Serra da Taquara, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) visitaram a região nesta terça-feira (11/7). Eles fizeram o reconhecimento da área e uma análise que culminará na elaboração de um projeto de requalificação da nascente e da trilha.

 

A ideia é tornar a Serra da Taquara um centro de turismo ecológico. O projeto consta da recomposição de espécies e plantas locais, além da oferta de oficinas para moradores da região. Com isso, o Imac pretende educar a população quanto À importância da preservação do olho d’água e da mata.

 

O entorno da nascente passará por um reflorestamento num raio de 50 metros. Haverá também a urbanização de uma trilha de aproximadamente 200 metros que leva à nascente para facilitar o acesso de visitantes. Além da preocupação ecológica, há uma perspectiva de incremento econômico para população da Taquara.

 

Presidente do Imac, Francisco Hugo Pontes destaca a beleza e o clima agradável como atrativos de visitação. “Nós temos a obrigação e a responsabilidade de preservar o meio ambiente. Este trabalho que será desenvolvido trará uma recompensa ambiental que beneficiará a população local, seja preservando a área verde ou abrindo a possibilidade de incremento econômico com o aumento do turismo comunitário ecológico”, destaca.

 

Segundo Davi Araripe, engenheiro agrônomo e analista ambiental da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a escadaria com guarda corpo da trilha será ampliada para evitar acidentes. Além disso, será construído um mirante e uma área de parada durante o percurso. “Vamos colocar placas de sinalização educacional e criar um espaço de convivência para acolhimento dos visitantes e enriquecer a trilha com a identificação de plantas e animais”, adianta.

 

O projeto de requalificação será executado pela Cagece e uma construtora como forma de compensação ambiental para a comunidade da Taquara.

 

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui