Início Caucaia Começa estudo para revitalizar a Serra da Taquara de Caucaia

Começa estudo para revitalizar a Serra da Taquara de Caucaia

0
COMPARTILHAR
Imagem ilustrativa da Web

No intuito de minimizar danos ambientais e preservar a Serra da Taquara, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) visitaram a região nesta terça-feira (11/7). Eles fizeram o reconhecimento da área e uma análise que culminará na elaboração de um projeto de requalificação da nascente e da trilha.

 

A ideia é tornar a Serra da Taquara um centro de turismo ecológico. O projeto consta da recomposição de espécies e plantas locais, além da oferta de oficinas para moradores da região. Com isso, o Imac pretende educar a população quanto À importância da preservação do olho d’água e da mata.

 

O entorno da nascente passará por um reflorestamento num raio de 50 metros. Haverá também a urbanização de uma trilha de aproximadamente 200 metros que leva à nascente para facilitar o acesso de visitantes. Além da preocupação ecológica, há uma perspectiva de incremento econômico para população da Taquara.

 

Presidente do Imac, Francisco Hugo Pontes destaca a beleza e o clima agradável como atrativos de visitação. “Nós temos a obrigação e a responsabilidade de preservar o meio ambiente. Este trabalho que será desenvolvido trará uma recompensa ambiental que beneficiará a população local, seja preservando a área verde ou abrindo a possibilidade de incremento econômico com o aumento do turismo comunitário ecológico”, destaca.

 

Segundo Davi Araripe, engenheiro agrônomo e analista ambiental da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a escadaria com guarda corpo da trilha será ampliada para evitar acidentes. Além disso, será construído um mirante e uma área de parada durante o percurso. “Vamos colocar placas de sinalização educacional e criar um espaço de convivência para acolhimento dos visitantes e enriquecer a trilha com a identificação de plantas e animais”, adianta.

 

O projeto de requalificação será executado pela Cagece e uma construtora como forma de compensação ambiental para a comunidade da Taquara.

 

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.