Início Caucaia Cirurgias de catarata aumentam 70% em Caucaia

Cirurgias de catarata aumentam 70% em Caucaia

0
COMPARTILHAR

Após um primeiro ano de reestruturação do sistema local de saúde, a gestão municipal inicia 2018 colhendo frutos positivos e avaliando índices animadores. No ano passado, Caucaia aumentou em 70% o total de cirurgias de catarata no município. O procedimento, que é feito em duas clínicas oftalmológicas conveniadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizado uma média de 50 vezes ao mês em 2016. Já em 2017, o município alcançou uma média mensal de 120 procedimentos.

O incremento deu-se, em especial, por conta de investimentos oriundos da campanha estadual “Vida Nova” e de projeto federal de cirurgias eletivas, com contrapartida da Prefeitura.

Os recursos estaduais, da ordem de R$ 525 mil, foram essenciais para que o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha realizasse, no ano passado, um total de 3.021 cirurgias eletivas, entre gerais e de traumatologia. No ano anterior, 2016, haviam sido apenas 2.308.

“Os recursos foram utilizados para o aumento das cirurgias no Hospital Municipal, como também nas clínicas prestadoras de serviços. Esse foi um compromisso da Secretaria de Saúde de investir nesses procedimentos”, explica a coordenadora da Auditoria da SMS, Ana Flávia Café.

“Estamos falando, por exemplo, de procedimentos como cirurgias de hérnias, vesícula, cirurgias traumatológicas e urológicas tais como próstata, vasectomia, fimose, hidrocele e muitas outras”, completa.

Ana Flávia Café pontua ainda que a expectativa é continuar ampliando a oferta. “Em 2018, estamos planejando aumentar esses valores, já que a campanha federal segue ativa.”

Prefeitura Municipal de Caucaia – Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.