Caucaia recebe etapa de campeonato mundial de kitesurf

Caucaia recebe a partir desta terça-feira (5/12) uma das competições de kitesurf mais importantes do mundo. A etapa brasileira do World Kiteboarding League, ou Superkite Brasil, vai agitar a praia do Cumbuco até o próximo domingo (10/12). O evento é realizado em outros oito países e, no Ceará, é promovido pela Prefeitura de Caucaia em parceria com o Governo do Estado e o Sistema Verdes Mares (SVM).

O dia de amanhã será dedicado exclusivamente à inscrição dos atletas. Devem participar das provas mais de 50 competidores oriundos de 18 países. Eles vão disputar o título de campeão mundial em estilo livre em duas categorias: masculina e feminina.

“Quando a Prefeitura apoia um campeonato desse porte, está promovendo não só o turismo internacional e o esporte. Está dizendo aos jovens que o esporte é um caminho possível. Que eles devem se espelhar nesses atletas se quiserem ser vencedores no que sonham pra vida deles. Quanto mais oportunidades no esporte amador e profissional o poder público criar, melhor”, diz Naumi.

Todos os cinco dias de competição serão transmitidos ao vivo por emissoras de TV especializadas em esportes de todo o mundo. Isso significa que a imagem de Caucaia será impulsionada para mais de 100 países. A expectativa é de que as transmissões alcancem 600 milhões de pessoas. As provas acontecerão na faixa da orla da barraca Durobeach & Durogarden hotel.

VOCAÇÃO NATURAL

A realização do Superkite Brasil 2017 no Cumbuco reforça a imagem de Caucaia como principal destino internacional de esportes náuticos do Ceará. O município tem visibilidade pela vocação natural devido aos bons ventos, à balneabilidade da orla e à beleza das praias e lagoas.

Além disso, Caucaia oferece ao turista uma excelente estrutura hoteleira, boa capilaridade de serviços, gastronomia diversificada, localização privilegiada e ótimas condições da malha viária interna e dos acessos tanto por rodovias estaduais e quanto federais. A cidade fica a apenas 35 quilômetros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Para receber a competição, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Turismo e cultura (Setur) e Esporte e Juventude (Sejuv), mobilizou diversas secretarias. Um esquema especial foi montado envolvendo equipamentos e profissionais de Saúde, Fiscalização, Trânsito e Patrimônio. Diversas reuniões técnicas foram realizadas para definir a logística do evento.

“Nós estamos nos preparando há algumas semanas e mobilizamos agentes de várias pastas. Nos reunimos com a presidência da competição e apresentamos diversos planos de ação. O turismo de Caucaia deve-se muito à prática do kitesurf e nós temos que fomentar o esporte ao máximo”, pontua o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur), coronel Paulo Guerra.

Além das competições, a etapa final do Superkite Brasil 2017 oferecerá aos participantes workshops, shows, mostras de dança e apresentações com artistas de Caucaia.

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: