Caucaia: Primeira-dama participa de entrega de certificados a 22 jovens indígenas

A secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, participou nesta sexta-feira (25/8) da solenidade de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia aconteceu na Escola Indígena Anamá Tapeba, no Capuan, e foi marcada pela entrega de certificados a 22 jovens indígenas.

Em Caucaia, o Proerd é fruto de parceria entre as secretarias Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), via Polícia Militar, e Municipal de Educação (SME).

O programa existe na cidade desde 2005 e já capacitou aproximadamente 50 mil crianças e jovens. “Este trabalho é importante devido ao problema e todo sofrimento que as drogas causam nos lares em nosso município”, pontuou Erika Amorim.

Primeira Dama Erika Amorim

“O projeto merece apoio da Prefeitura por conta do seu êxito e dedicação das partes envolvidas. As crianças, os jovens, as famílias e a Polícia Militar se engajam em prol de um ensinamento que deve ser levado por toda a vida. A decisão é de cada pessoa, mas o projeto alerta para o perigo eminente do mundo perdido das drogas”, concluiu a secretária e primeira-dama.

Segundo o coordenador do Proerd, capitão Messias Mendes, o programa atua na prevenção primária e desenvolve nos jovens o sentimento de não ser preciso usar droga para viver. “Para evitar o sofrimento que a droga traz para as famílias, o importante é prevenir com muita informação. Temos que chegar antes que o mal encontre espaço. O importante é que as pessoas não busquem as drogas.”

“Com as informações, aprendemos a ficar longe das drogas”, pontuou a estudante Mariana Silva, concludente do curso. “Estamos preparados para dizer não quando alguém vier oferecer este mundo sem volta”, destacou a jovem.

O PROERD

Foi implantado em 2001 no Ceará. Caucaia foi um dos primeiros municípios a receber o programa, em 2005. Consiste em uma ação conjunta entre PM, escolas e famílias no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Policiais auxiliam o curso de prevenção às drogas e à violência com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) na sala de aula.
Caucaia – Assessoria de Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: