Caucaia celebra Dia de Luta contra a Aids com oferta de serviços e ações educativas

Diversas atividades movimentaram a manhã desta sexta-feira (1/12) no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos, atendimentos médico e odontológico e outros serviços de saúde convidavam a população a fazer parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado hoje. Em alusão à data, o equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu as portas para receber a comunidade e prestar orientações quanto à prevenção da doença.

Nos últimos dois anos, cerca de 430 pessoas tiveram o diagnóstico de HIV positivo confirmado junto ao SAE. Atualmente, 235 são acompanhadas, tendo acesso a consultas, exames e o monitoramento do CD4, a chamada carga viral. “A importância do paciente ser acompanhado pelo SAE é saber que ele pode conviver com o vírus. Se ele fizer o acompanhamento corretamente com os profissionais especializados, ele continuará sua vida normal”, destaca a coordenadora do SAE, Geórgia Correia Castro.

Com uma equipe formada por médicos (clínico geral e infectologista), enfermeiros, assistente social, farmacêutico e psicólogo, o equipamento atende aos pacientes soropositivos às segundas, terças e sextas-feiras. Já nas quartas e quintas, o espaço fica aberto aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. Durante toda a semana, o local também funciona como ponto de distribuição de preservativos femininos e masculinos.

“É um teste simples, dura em torno de 20 minutos e a pessoa já sai com o laudo. Para ter acesso, basta vir portando um documento com foto e, se for menor de idade, vir acompanhado de um responsável”, explica Geórgia, reforçando que o exame é sigiloso e fundamental para um diagnóstico precoce.

Ao longo do mês de dezembro, o SAE vai reforçar as atividades de educação em saúde com a promoção de um calendário de palestras com a temática da prevenção. Mais informações podem ser obtidas no número 3342.4174.

SERVIÇO

SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 8 às 14 horas

Endereço: avenida Edson da Mota Correa, nº 420, no Centro.

Telefone: 3342.4174

Assessoria de Comunicação de Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: