Católicos promovem protestos na BR-020 em Canindé

0
48

Canindé. A maior seca dos últimos tempos no Sertão do Ceará gera preocupação em todos os segmentos da sociedade cearense. Em razão disso, a Pastoral da Região Episcopal São Francisco, resolveu fazer uma manifestação hoje na BR-020, à altura da comunidade de Santa Fé, divisa dos municípios de Caridade e Paramoti.

De acordo com o coordenador da Pastoral Paroquial, Fábio Soares, o objetivo do movimento é, primeiramente, mostrar a voz profética da Igreja no sertão, “que assim como Moisés que não abandonou seu povo, a igreja mostra para o povo que está ao seu lado, lutando na esperança de dias melhores”.

“Também queremos chamar à atenção das autoridades para agilizarem as políticas públicas de convivência com o semiárido, sobretudo a melhoria do abastecimento de água nas comunidades mais carentes de nossa região´´, ressalta Fábio. Segundo ele, ainda existe a forte esperança de que Deus não tardará a ouvir o clamor de seu povo e nos mandar a chuva benfazeja que banha o sertão de justiça.

“Nesses últimos três anos, as cidades de Canindé, Caridade, Itapebussu, Paramoti e Campos Belos vêm enfrentando uma crise forte em razão das poucas chuvas que não são suficientes nem para produzir alimentos e nem tão pouco para encher os reservatórios que abastecem as populações´´, diz Soares.

Na sua visão, “isso está associado também à ação do homem que tem se comportado de maneira negligente, no que diz respeito ao bioma caatinga, provocando queimadas, assoreando margens de rios, causando desertificações, poluindo e gerando uma série de agressões ao meio ambiente”, salientou.

De acordo com a Pastoral, muitas comunidades padecem com a falta de água especialmente para beber. Em comunidades como Longá, de acordo com o morador Francisco Mendes, as pessoas que precisam ir a um cacimbão, único reservatório às 4h da manhã, pois qualquer arraso significa ficar desabastecida por todo o dia. Em Esperança, os moradores ficam até três dias esperando pelo carro pipa, porque o açude existente na localidade arrombou em 2009 e, de lá para cá, não houve reforma.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.