Início Municípios Católicos promovem protestos na BR-020 em Canindé

Católicos promovem protestos na BR-020 em Canindé

0
COMPARTILHAR

Canindé. A maior seca dos últimos tempos no Sertão do Ceará gera preocupação em todos os segmentos da sociedade cearense. Em razão disso, a Pastoral da Região Episcopal São Francisco, resolveu fazer uma manifestação hoje na BR-020, à altura da comunidade de Santa Fé, divisa dos municípios de Caridade e Paramoti.

De acordo com o coordenador da Pastoral Paroquial, Fábio Soares, o objetivo do movimento é, primeiramente, mostrar a voz profética da Igreja no sertão, “que assim como Moisés que não abandonou seu povo, a igreja mostra para o povo que está ao seu lado, lutando na esperança de dias melhores”.

“Também queremos chamar à atenção das autoridades para agilizarem as políticas públicas de convivência com o semiárido, sobretudo a melhoria do abastecimento de água nas comunidades mais carentes de nossa região´´, ressalta Fábio. Segundo ele, ainda existe a forte esperança de que Deus não tardará a ouvir o clamor de seu povo e nos mandar a chuva benfazeja que banha o sertão de justiça.

“Nesses últimos três anos, as cidades de Canindé, Caridade, Itapebussu, Paramoti e Campos Belos vêm enfrentando uma crise forte em razão das poucas chuvas que não são suficientes nem para produzir alimentos e nem tão pouco para encher os reservatórios que abastecem as populações´´, diz Soares.

Na sua visão, “isso está associado também à ação do homem que tem se comportado de maneira negligente, no que diz respeito ao bioma caatinga, provocando queimadas, assoreando margens de rios, causando desertificações, poluindo e gerando uma série de agressões ao meio ambiente”, salientou.

De acordo com a Pastoral, muitas comunidades padecem com a falta de água especialmente para beber. Em comunidades como Longá, de acordo com o morador Francisco Mendes, as pessoas que precisam ir a um cacimbão, único reservatório às 4h da manhã, pois qualquer arraso significa ficar desabastecida por todo o dia. Em Esperança, os moradores ficam até três dias esperando pelo carro pipa, porque o açude existente na localidade arrombou em 2009 e, de lá para cá, não houve reforma.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.