Casa de Saberes Cego Aderaldo e o fortalecimento da cultura popular do sertão central cearense

0
218

Inaugurada oficialmente em dezembro de 2017 em Quixadá, no sertão central cearense com a presença do governador Camilo Santana, secretário de Cultura do Estado Fabiano Piúba, prefeitos da região e autoridades locais, a Casa de Saberes Cego Aderaldo é um espaço institucional da Secult-CE gerido pelo Instituto Dragão do Mar através de um contrato de gestão. É um equipamento voltado a arte, educação, saberes tradicionais, patrimônio cultural e natural, cujas ações foram e estão sendo construídas coletivamente a partir do diálogo com os mais diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do sertão central.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo oferece formações sobre a cultura popular, oficinas de bordado tradicional, teatro, encontros com mestres da cultura e violeiros e outras atividades.

Além dessas ações o órgão está formando parcerias com várias instituições com o objetivo de crescimento da cultura popular, divulgação, intercâmbio e oferta de atividades variadas.

Em sua estrutura, a Casa de Saberes abriga memorial, reserva técnica, os espaços administrativos e formativos, biblioteca, laboratório, digitalização e editoração de imagem e vídeo, espaços de convivência, auditório e exposições de curta duração.

 

Atualmente um grupo de mulheres que participaram de um curso de bordado tradicional se encontram semanalmente para a produção de peças que em breve serão disponibilizados ao público em uma feira que está sendo preparada pelas próprias bordadeiras com o apoio do órgão estadual.

Uma exposição denominada “ Vida e obra de Cego Aderaldo “ está a disposição para a visitação, sendo que no final do mês de março já está programado uma exposição de fotografias.

Segundo a assistente da diretoria Ìris Freitas, o mês de março será marcado por uma intensa programação que vai desde a

participação de artistas locais, regionais e de outros estados, formações em fotografia, audiovisual, oficinas de iniciação em dança com a professora coreógrafa Gerlídia Tavares e de pintura em tecidos com a artista quixadaense Claudia Barros.

Os interessados em participar dessas oficinas e formações deverão comparecer a Casa de Saberes que fica localizada na Rua Pascoal Crispino Nº 167, ao lado da praça José de Barros, no centro de Quixadá para a formalização da inscrição. Lembrando que a idade mínima é de quinze anos.

CASA DE SABERES CEGO ADERALDO Coordenadora: Paula Geórgia Fernandes Assistente: Íris Freitas Rua Pascoal Crispino 167 – Centro Quixadá – Ceará

Por Rinaldo Róger DRT 5742-CE

 

 

 

 

 

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.