Alunos do IFCE terão carteira de estudantes da Região Metropolitana

Gestores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Empresa de Transportes Urbanos do Município de Fortaleza (Etufor) se reuniram nesta terça-feira (03) para buscar entendimento quanto à emissão das carteiras dos estudantes dos campi de Maracanaú e Caucaia que residem em Fortaleza. A ação visa impedir que cerca de 1.250 alunos, que moram em Fortaleza, tenham prejuízos acadêmicos, uma vez que a maioria precisa da meia-passagem no transporte público para garantir o deslocamento entre Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, diariamente.

Na ocasião, o presidente da Empresa de Transportes Urbanos do Município de Fortaleza (Etufor), José do Carmo Gondim, recebeu o Ofício GR nº 115/2018, assinado e entregue pessoalmente pelo reitor Virgílio Araripe, com a solicitação para que seja revista a decisão de suspender a emissão de carteiras de estudantes dos campi de Maracanaú e de Caucaia que residem em Fortaleza.

O reitor esclareceu, ainda, que uma das missões do IFCE é a de ofertar ensino, inovação e extensão à comunidade, principalmente a mais pobre. Nesse sentido, de acordo com o gestor, é justa e necessária a manutenção da meia-passagem a fim de que os alunos continuem seus estudos e tornem-se profissionais e, assim, possam melhorar de vida e contribuir com o desenvolvimento local.

A Etufor, por sua fez, informou na oportunidade que cumpre o art. 234 da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, mas destacou que os estudantes podem solicitar a carteira estudantil da Região Metropolitana, por meio da Associação dos Estudantes de Fortaleza (Assesf), por exemplo. A gestão da emissão dessas identidades estudantis, no caso, cabe à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado.

Presente ao encontro, a diretora de Assuntos Estudantis do IFCE, Ana Caroline Cabral, destacou que manteve contatos com o órgão estadual e já confirmou reunião com o titular da pasta, David Barros, para a próxima quinta-feira (05). De acordo com a diretora, estão sendo feitos todos os esforços a fim de garantir o benefício aos estudantes: “Vamos conversar com a Coordenadoria Estadual da Juventude e também com a entidade estudantil para informar aos alunos como devem ser os procedimentos de retirada dos documentos”, afirma.

Fonte: IFCE
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: