Alunos do IFCE de Canindé se mobilizam em ações de prevenção ao suicídio

Estudantes dos cursos técnicos integrados promovem rodas de conversa e palestra com psicólogos
Pelos números oficiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Este tem sido um mal silencioso, pois o medo, o desconhecimento e o tabu acabam por camuflar os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, mas para isso é necessário buscar ajuda e atenção.
É por essas razões que o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, tem ganhado força. No campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a mobilização partiu dos estudantes dos cursos técnicos integrados em Eventos e em Telecomunicações. As ações incluíram rodas de conversa com acolhimento no início do mês e culminam com uma mesa-redonda nesta quinta-feira (28), com a presença de dois psicólogos.
Na roda de conversa, o espaço estava aberto e pronto para acolher as experiências e as reflexões dos presentes. Um deles foi Oscar (nome fictício), que compartilhou já ter cogitado a hipótese, mas que felizmente desistiu da ideia. Ele lembrou que em nenhum momento comentou a respeito com amigos ou família, o que ressalta a importância da formação de uma rede de apoio capaz de perceber os sinais para prevenir o suicídio.
Já Roberto (nome fictício) dividiu com os colegas que teve um amigo próximo que cometeu suicídio e que hoje conta com acompanhamento psicológico para não chegar ao mesmo fim. “Esse assunto me toca muito por experiência própria e também por ele, que era como um irmão para mim”, comentou.
“Falar é a melhor solução”
Para encerrar a programação do Setembro Amarelo, o campus Canindé promove na quinta-feira (28), no auditório, uma manhã de conscientização e prevenção ao suicídio. A programação inicia às 8h30 com a peça teatral ”Não ao suicídio, falar é a melhor solução” e às 10h os psicólogos Cristiana Mendes e Allef Rocha Marinho conversam sobre o tema durante mesa-redonda.
Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando 141 ou utilizar o atendimento por chat, skype e email disponível em https://www.cvv.org.br
*Os nomes presentes neste texto foram trocados para preservar a identidade das fontes.
Fonte: Assessoria de comunicação do IFCE
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: