Início Municípios Adutora leva água à cidade de Canindé

Adutora leva água à cidade de Canindé

0
COMPARTILHAR

Canindé. Com a determinação da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh) de suspender o abastecimento de água do açude Sousa, em Canindé, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da cidade, colocou em funcionamento a adutora do açude Escuridão, em um percurso de 19,5 metros, até a Estação de Tratamento.

O Açude Sousa não abastece, por enquanto, a população local. No lugar da água; chão rachado e pequenas poças de lama FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES

A obra custou aos cofres públicos R$ 5,5 milhões e está dotada de canos de aço patinável. Segundo o engenheiro da construção, Vicente de Castro, a empresa S e V Comercial gastou menos de dois meses para concluir os trabalhos, inaugurados dia 4 de outubro pelo Governo do Estado e o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, mas que só entrou em funcionamento oficialmente dia 22 de outubro.

“Foram utilizados 2.500 canos de seis metros equipados com braçadeiras. O motor que leva água para a ETA do SAAE tem potência de 125 CV, numa vazão de 400 metros cúbicos por hora, mas o líquido quando chega à Estação de Tratamento, a vazão é de 230 metros cúbicos”.

De acordo com o presidente do SAAE, Nelson Bandeira, a população de Canindé continua assistida pelo açude São Matheus e agora pela adutora do açude Escuridão. “Segundo estudos técnicos da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos, aliado ao racionamento implantado pelo órgão, a previsão de água para abastecer o consumo humano será até a próxima quadra invernosa”, revela.

Bandeira adianta que foram perfurados quatro poços profundos nas áreas de maior elevação como Palestina, Santa Luiza, Canindezinho e Bela Vista. “Com esse suporte abasteceremos a população desses bairros que tem sido compreensiva com a situação que vive o município e, aguarda pacientemente esse benefício, sem problemas. Estamos buscando outras fontes de água para garantirmos suporte hídrico, e assim minimizarmos o racionamento. Reconheço o esforço e a sensibilidade dos canindeenses nesse momento de dificuldade e que está gastando água apenas para o necessário”, frisa Bandeira”.

O presidente do Saae garantiu que não está medindo esforços para atender a comunidade de Canindé que, segundo ele, tem feito a sua parte contribuindo com o trabalho voltado para o abastecimento regular.

Mais informações

Serviço Autônomo de Água e Esgoto, endereço: Avenida Francisca Cordeiro Campos,
S/N, Canindé
Telefone: 085 – 3343- 0140

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.