Início Cinema Abertura do 26º Cine Ceará é marcada por protestos contra Temer

Abertura do 26º Cine Ceará é marcada por protestos contra Temer

0
COMPARTILHAR
Chico Diaz exibe cartaz
Chico Diaz exibe cartaz

A abertura da 26ª edição do Cine Ceará foi marcada por manifestos contra o governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), na noite desta quinta-feira, 16, no Cineteatro São Luiz, no Centro. O principal homenageado do primeiro dia do festival, o ator Chico Diaz, usou parte de seu discurso, após receber o troféu Eusélio Oliveira das mãos do cineasta cearense Halder Gomes, para criticar a atual gestão do país, pedir a saída de Temer e de Cunha e o retorno da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Na plateia do Cineteatro São Luiz, várias pessoas levantaram cartazes com “Fora Temer” e gritaram palavras de ordem no início da cerimônia. Chico Diaz, inclusive, exibiu um desses cartazes antes de começar seu discurso. “Nem o mais criativo ficcionista poderia imaginar o grau de ruína e deterioração que chegou nossa estrutura política de representação social. Quero aqui, em alta, viva e pública voz, pedir minha presidenta de volta, o valor do voto de 54 milhões de pessoas. Fora Temer, Fora Cunha. A nossa estrutura política tem que ser repensada de forma urgente”, disse o ator.

Emocionado, o ator também destacou a importância do Ceará em sua carreira. Ele protagonizou o filme do cineasta cearense Rosemberg Cariry, “Corisco & Dadá” (1996), que completa 20 anos, e venceu prêmios de melhor ator pela interpretação do cangaceiro Corisco. “Receber essa homenagem aqui no Ceará é uma honra. É um privilégio porque foi aqui no Ceará onde minha carreira deu saltos definitivos, por isso está sendo emocionante para mim”, comentou. Ao fim do discurso, Diaz ainda mostrou uma blusa com o rosto de Dilma, que usava por baixo de uma camisa social.

MAURI MELO/O POVO
Chico Diaz mostra camisa com rosto de Dilma

Integrantes do movimento ‘Ocupa Minc’, que realizam ocupação no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também compareceram à cerimônia e subiram ao palco para protestar, levando cartazes e faixas com “Fora Temer”. Na noite de abertura, foram exibidos o curta “Abissal”, do cearense Arthur Leite, e o longa espanhol “Avó”, de Asier Altuna, que participam das Mostras Competitivas Brasileira de Curtas-Metragens e Ibero-Americana de Longas-Metragens.

MAURI MELO/O POVO
Grupo de artistas ligado ao movimento “Ocupa MinC” subiram ao palco para protestar

Festival
Na 26ª edição, o país homenageado pelo Cine Ceará é o México. O festival promove uma mostra paralela com 22 filmes mexicanos, que teve início no último dia 7 e terminará no dia 19.

Participam da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens produções do Uruguai, Panamá, Espanha, México e Brasil. Ao todo, oito filmes estão na disputa, entre eles o longa do cearense Petrus Cariry, “Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois”, que terá sua pré-estreia no festival.

Na mostra dos curtas, o cearense “Abissal”, de Arthur Leite, entra como um forte candidato a vencer a disputa, que conta com 16 produções. O documentário foi qualificado para concorrer ao Oscar 2017. Mais três produções do Estado participam da competitiva.

Dentro da programação do Cine Ceará, o público também vai conferir a Mostra Olhar do Ceará, as Mostras Sociais (Melhor Idade e Acessibilidade) e a Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece. Ao todo, serão mais de 100 filmes em exibição, 87 dos quais nas salas de cinema e mais de 10 filmes, entre curtas e longas, projetados na Praça do Ferreira.

Fonte: http://www.opovo.com.br/

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.