1ª Semana de Literatura Infantil Jornalista Perboyre e Silva acontece em Acarape

0
41
Robson Queiroz

Robson Queiroz

Comunicador e Gerente Financeiro em Jornal dos Municípios
Bacharel em Sistema de Informação; Comunicador; Produtor de Eventos; Já trabalhou em programa de notícias na Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube); Em 2013 recebeu a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira pelos relevantes serviços prestados a comunicação no Ceará - concedido pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior); Coordenador da PASCOM Araturi (Pastoral da Comunicação);Desenvolvedor de sites, sistemas e aplicativos; Programador visual gráfico (designer).
Robson Queiroz

 Na região do Maciço de Baturité, em Acarape, será realizada a primeira Semana de Literatura Infantil Jornalista Perboyre e Silva, nos dias 4 a 9 de novembro, nas escolas municipais e em praça pública. O objetivo é proporcionar a comunidade escolar uma vivência da cultura local e aproximar artistas e público, arte e vida; cultura a comunidade escolar ampliando seu universo cultural. Ao longo da Semana os profissionais das unidades de ensino irão desenvolver trabalhos pedagógicos de incentivo à prática da leitura, que tem por instrumentos principais os contos da Literatura Infantil. A intenção é despertar nos alunos a fantasia e a imaginação, bem como o prazer pela leitura.

O município é destaque com a iniciativa na região. O projeto tem o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Fundação Beto Studart, Aços Acarape e Coelce, com realização do Governo Municipal de Acarape. O município atende cerca de 2.400 estudantes na rede pública.

Para o secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Henrique Alcino, as atividades são apenas um complemento do que já é repassado aos estudantes em sala de aula. “A semana vai propiciar a interação entre crianças de todas as escolas com o mundo escrito em livros. As histórias serão contadas de forma diferente, criando um mundo de fantasias e lúdico. Na programação ainda conta com apresentação do teatro itinerante, contação de histórias, dança e música. O livro é um meio importante para adquirir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita”, expressa o secretário.

Durante a Semana de Literatura as crianças irão produzir livros coletivos a partir de suas próprias histórias; apresentação do projeto Minha Escola Lê; oficinas para professores municipais; Projeto Amigos da Leitura; grupo de flautistas Projeto Cultivando Talento da Fundação Beto Studart, além dos grupos culturais formados por artistas da terra.

No dia 8 de novembro, acontece a entrega do troféu em homenagem ao Jornalista Perboyre e Silva, este que foi um dos maiores defensores da liberdade de imprensa e fundador da Associação Cearense de Imprensa, sendo um dos precursores no estado. “Certamente um momento rico que irá somar ao conhecimento dos estudantes durante suas pesquisas e reforçar a política educacional do município. Neste ano iremos iniciar a restauração da biblioteca ampliando e oferecendo espaços de leitura, internet, pesquisas e interação”, antecipa o prefeito Franklin Verissimo.

Na solenidade, serão condecoradas personalidades que contribuíram de alguma forma pela educação, difusão do conhecimento, liberdade de expressão e literatura. Entre os homenageados, está a reitora da UNILAB, Nilma Gomes e o vice-reitor, Fernando Afonso, pela difusão do conhecimento. E pela contribuição através do ensino e comunicação, a professora Maria Helena Russo e o radialista Zezinho Queiroz.

Serviços:

1ª Semana de Literatura Infantil
Dias 04 a 09 de novembro em Acarape
Horário: Manhã e Tarde
Local: Escolas municipais e praça pública

Informou: Vicente Araújo – Assessor de Imprensa

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.