Início Educação 1ª Semana de Literatura Infantil Jornalista Perboyre e Silva acontece em Acarape

1ª Semana de Literatura Infantil Jornalista Perboyre e Silva acontece em Acarape

0
COMPARTILHAR
Robson Queiroz

Robson Queiroz

Comunicador e Gerente Financeiro em Jornal dos Municípios
Bacharel em Sistema de Informação; Comunicador; Produtor de Eventos; Já trabalhou em programa de notícias na Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube); Em 2013 recebeu a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira pelos relevantes serviços prestados a comunicação no Ceará - concedido pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior); Coordenador da PASCOM Araturi (Pastoral da Comunicação);Desenvolvedor de sites, sistemas e aplicativos; Programador visual gráfico (designer).
Robson Queiroz

 Na região do Maciço de Baturité, em Acarape, será realizada a primeira Semana de Literatura Infantil Jornalista Perboyre e Silva, nos dias 4 a 9 de novembro, nas escolas municipais e em praça pública. O objetivo é proporcionar a comunidade escolar uma vivência da cultura local e aproximar artistas e público, arte e vida; cultura a comunidade escolar ampliando seu universo cultural. Ao longo da Semana os profissionais das unidades de ensino irão desenvolver trabalhos pedagógicos de incentivo à prática da leitura, que tem por instrumentos principais os contos da Literatura Infantil. A intenção é despertar nos alunos a fantasia e a imaginação, bem como o prazer pela leitura.

O município é destaque com a iniciativa na região. O projeto tem o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Fundação Beto Studart, Aços Acarape e Coelce, com realização do Governo Municipal de Acarape. O município atende cerca de 2.400 estudantes na rede pública.

Para o secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Henrique Alcino, as atividades são apenas um complemento do que já é repassado aos estudantes em sala de aula. “A semana vai propiciar a interação entre crianças de todas as escolas com o mundo escrito em livros. As histórias serão contadas de forma diferente, criando um mundo de fantasias e lúdico. Na programação ainda conta com apresentação do teatro itinerante, contação de histórias, dança e música. O livro é um meio importante para adquirir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita”, expressa o secretário.

Durante a Semana de Literatura as crianças irão produzir livros coletivos a partir de suas próprias histórias; apresentação do projeto Minha Escola Lê; oficinas para professores municipais; Projeto Amigos da Leitura; grupo de flautistas Projeto Cultivando Talento da Fundação Beto Studart, além dos grupos culturais formados por artistas da terra.

No dia 8 de novembro, acontece a entrega do troféu em homenagem ao Jornalista Perboyre e Silva, este que foi um dos maiores defensores da liberdade de imprensa e fundador da Associação Cearense de Imprensa, sendo um dos precursores no estado. “Certamente um momento rico que irá somar ao conhecimento dos estudantes durante suas pesquisas e reforçar a política educacional do município. Neste ano iremos iniciar a restauração da biblioteca ampliando e oferecendo espaços de leitura, internet, pesquisas e interação”, antecipa o prefeito Franklin Verissimo.

Na solenidade, serão condecoradas personalidades que contribuíram de alguma forma pela educação, difusão do conhecimento, liberdade de expressão e literatura. Entre os homenageados, está a reitora da UNILAB, Nilma Gomes e o vice-reitor, Fernando Afonso, pela difusão do conhecimento. E pela contribuição através do ensino e comunicação, a professora Maria Helena Russo e o radialista Zezinho Queiroz.

Serviços:

1ª Semana de Literatura Infantil
Dias 04 a 09 de novembro em Acarape
Horário: Manhã e Tarde
Local: Escolas municipais e praça pública

Informou: Vicente Araújo – Assessor de Imprensa

 

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.