Início Municípios 19 cidades cearenses fazem festejos pela fundação

19 cidades cearenses fazem festejos pela fundação

0
COMPARTILHAR

A comemoração pela autonomia municipal é motivo de celebração até o final do mês com programação diversa

Fortaleza. Novembro está quase chegando ao fim, mas ainda vai ter muita festa de emancipação no Ceará. Em todas as cidades que fazem aniversário, a programação da Semana do Município está repleta de atividades esportivas, culturais, religiosas, além de shows que prometem animar os munícipes. De amanhã até o fim do mês, serão 19 a festejar a autonomia política.

Cidades como Paracuru e Monsenhor Tabosa têm a extensa programação para a celebração da autonomia política, envolvendo diferentes segmentos sociais e, sobretudo, com apoio dos prefeitos fotos: fernando brito e silvania claudino

Hoje é comemorado o aniversário de 149 anos da cidade de Boa Viagem, localizada as margens da BR-020 e administrada pelo prefeito Fernando Assef que exerce o mandato pela quarta vez. Já amanhã, outras nove cidades comemoram aniversário. Em Barro, localizado na região do Cariri, a festa será pelos 62 anos da cidade que é administrada pelo prefeito Francisco Luiz Tavares de Araujo, mais conhecido por “Neneca”. A programação começa com Alvorada Festiva e segue com o hasteamento da bandeira, Missa em Ação de Graças e finaliza às 16h com o desfile de Vaqueiros.

O município de Capistrano comemora 62 anos e está localizado na região de Baturité. A cidade é administrada por Claudio Saraiva exercendo o cargo pela segunda vez consecutiva. Lá, os festejos iniciaram no dia 18 e na programação de amanhã, a Praça Central será palco de um grande show com as bandas Solterões do Forró, Forró Tá Na Mídia, Evaristo Filho e Jacaré do Repente.

Chaval, conhecida como a Terra do Sal, localizada na divisa do Ceará com o Piauí, no litoral Oeste do estado, comemora seus 62 anos de emancipação. A cidade é administrada por Pacheco Neto o prefeito mais novo Brasil.

Outra cidade que também comemora seus 62 anos de emancipação amanhã, é Jati localizada na região do Cariri, cidade administrada pela prefeita Maria de Jesus Diniz Nogueira, mais conhecida por “Neca”.

Programações

Já Marco, administrada por José Grijalva Costa, conhecido politicamente como “Paredão”, festeja seus 62 anos. O município de Monsenhor Tabosa , administrado pelo prefeito Francisco Jeová Sousa Cavalcante, também festeja 62 anos amanhã com festa dançante na Praça 7 de Setembro com a presença das rainhas do município e bandas de Forró. Outra cidade que também comemora a data é São Luiz do Curu, localiza às margens da BR 222 e é administrada por Danielle Rose Uchôa Nunes.

A cidade de Trairi também comemora a data. Amanhã, o prefeito Francisco José Noronha lançará o Guia Turismo de Trairi, com as rotas turísticas do Município, apresentando os 36 Km de litoral, com belas e paradisíacas praias de Flecheiras, Mundaú, Guajirú.

Já a cidade de Paracuru, no Litoral Oeste, comemora amanhã 61 anos de emancipação com shows de Matheus Fernandes e Ítalo e Renno e shows com as bandas Forró do Movimento e Pé de Ouro no dia 23, na Praça de Eventos. O município é administrado por Francisco Sidney Andrade Gomes exercendo o cargo pela primeira vez. Já no sábado, 23, a cidade serrana de Ibiapina, comemora seus 124 anos de emancipação. Na próxima segunda-feira, comemoram também aniversário as cidades de Santana do Cariri (128 anos), administrada pela prefeita Danieli de Abreu Machado; São Benedito (140 anos), administrada pelo jovem Gadyel Gonçalves de Paula; Abaiara (56 anos), administrada pelo prefeito Chico Sampaio; Iguatu (156 anos), administrada pelo prefeito Aderilo Antunes Alcântara Filho e Itatira (62 anos), administrada pelo empresário do ramo varejista, Antonio Bié da Silva, conhecido por Antonio Almir que exerce o cargo pela terceira vez. No dia 27, São Gonçalo do Amarante festeja 145 anos de emancipação; Mombaça completa 162 anos e o município de Moraújo os seus 62 anos.

MARCOS MENDES
COLABORADOR

Do Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.