Início Internacional Papa Francisco surpreende o mundo: ‘Não há fogo no inferno, Adão e...

Papa Francisco surpreende o mundo: ‘Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais’

5
COMPARTILHAR
Robson Queiroz

Robson Queiroz

Comunicador e Gerente Financeiro em Jornal dos Municípios
Bacharel em Sistema de Informação; Comunicador; Produtor de Eventos; Já trabalhou em programa de notícias na Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube); Em 2013 recebeu a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira pelos relevantes serviços prestados a comunicação no Ceará - concedido pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior); Coordenador da PASCOM Araturi (Pastoral da Comunicação);Desenvolvedor de sites, sistemas e aplicativos; Programador visual gráfico (designer).
Robson Queiroz

Atualizada em: 27/01/2014 – 10:20. //

Uma notícia publicada pelo site espanhol Mundo História tomou efeito viral nas redes sociais e gerou grande polêmica em todo o mundo, segundo a notícia, aqui também veiculada e informando a fonte original, o papa teria insinuado através de um artigo que não havia fogo no inferno e que Adão e Eva não são reais.

A matéria, desde que publicada, vem recebendo acesso de várias partes do mundo, nós como responsáveis pela também veiculação da mesma informamos a todos que, embora a Igreja Católica já há muito tenha informado que a narrativa da criação não se trata de um acontecimento científico, mas sim um poema que contempla o universo como criatura de Deus, há ainda pessoas que não tem conhecimento disso.

É lamentável que milhares de cristãos que se dizem católicos ou protestantes achem que é suficiente ir ao culto ou missa no sábado/domingo, aliás, a narrativa que trazia o sétimo dia como o dia do descanso foi criada também durante a história da criação, que foi escrita pelos exilados da Babilônia, estes por sua vez escreveram isso com o intuito de alcançar um dia de descanso, já que viviam em um regime de escravidão total, trabalhando de domingo a domingo.

Existe a necessidade de um cristão católico ou protestante ir além do que se ensina durante os cultos religiosos, não basta apenas tirar duas horas de seu domingo e dedicar a Deus, é preciso ir mais além e conhecer verdadeiramente a bíblia, conhecê-la por inteiro e entender aos poucos cada uma de suas simbologias, afinal foi o próprio Jesus quem nos disse isso: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32). Por este e outros motivos, eu, Robson Queiroz, um dos autores deste site de notícias, assumo a responsabilidade da matéria publicada aqui e reconhecendo o nosso erro de não ter analisado criteriosamente esta antes de sua publicação, como costumamos fazer com todas as outras; inclusive até detectando e informando sobre matérias falsas; Lamento a veiculação desta e lamento também pela atitude do site que a publicou originalmente (Mundo História)  cujo link  se encontra no final da matéria.

Segue abaixo trechos traduzidos da falsa matéria:

[box type=”note” ]

Artigo traduzido:

Um homem que está lá para abrir muitos “segredos ” antigos na Igreja Católica é o Papa Francisco. Algumas das crenças que são realizadas na igreja, mas que são contra a natureza amorosa de Deus, estão sendo revistas pelo Papa, que foi recentemente nomeado o ‘ Homem do Ano ‘ pela revista TIME .

Em suas últimas revelações , o Papa Francisco disse :

” Por meio da humildade , da introspecção e contemplação orante ganharam uma nova compreensão de certos dogmas . A igreja já não acredita em um inferno literal , onde as pessoas sofrem . Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz , mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar . Como a história de Adão e Eva , nós vemos o inferno como um artifício literário . O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com Deus. “

Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo , o Papa Francisco declarou:

” Todas as religiões são verdadeiras , porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam neles. Que outro tipo existe realmente ? No passado , a igreja a igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira . Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha! Para os conservadores e liberais , até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós . Todos nós amando e adorando o mesmo Deus . “Nos últimos seis meses , os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas.” 

O Terceiro Conselho do Vaticano com o Papa Francisco concluiu anunciando que …

O catolicismo é uma religião agora “moderno e razoável , que passou por mudanças evolutivas. Hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda . A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade ateu reconhece Deus , bem como, redime a sua alma , tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade. “

A declaração sobre o discurso do Papa enviou os tradicionalistas a um ataque de confusão e histeria .

””Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo , nós reconheceremos nossa divindade . A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas , algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores , contra a mensagem do amor e da verdade , caso contrário, irradiando através da Escritura chegou. Com base em nossa nova compreensão , vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro , é minha esperança de que , um dia , um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.”

Disponível em: http://jornaldehoje.com.br/nao-ha-fogo-inferno-adao-e-eva-nao-sao-reais-diz-o-papa-francisco/

[/box]

 

[box type=”warning” align=”aligncenter” ]Notícia falsa publicada originalmente como verdade pelo site Mundo História no seguinte endereço: http://www.mundohistoria.org/temas_foro/religi-n-filosofia-pensamiento/no-hay-fuego-infierno-ad-n-eva-no-son-reales-expone-papa-f[/box]

 

5 Comentários

  1. Há algo de errado nesta notícia: não existe ou existiu, está
    ocorrendo ou ocorreu “Concílio Vaticano III” (a tradução correta é concílio e não conselho, assim lê-se “concílio vaticano terceiro” ou “terceiro concílo vaticano”). Suspeito dessa notícia se tratar de uma mescla de sensacionalismo de meias verdades, invencionices e hoax.

    Perceba, quando se vai à matéria publicada originalmente em
    espanhol, não há nem mesmo fonte da notícia. De quando é o pretenso discurso do
    Papa, em qual ocasião?

    Quanto ao fato em si (o citado pronunciamento do Papa), tudo
    é muito impreciso ou simples falsidade. Já o conteúdo, Adão e Eva, inferno, na
    forma como o descrevemos, sempre houve muita liberdade em relação a isso. A
    Igreja Católica, ao longo do tempo, sempre manifestou mais preocupação com os
    conteúdos dessas narrativas, os seus significados (aqui, neste ponto estão as
    verdades da fé para o crente), do que com as narrativas em si, o modo como são
    contadas ou expressas. A apresentação molda-se conforme a época ou o público
    para que melhor sejam compreendidas as mensagens.

    Ainda sobre o conteúdo, qualquer igreja cristã, conforme as
    circunstâncias pastorais, ênfases distintas são dadas a determinados aspectos
    que se queira chamar mais a atenção do que outros e não há nenhuma contradição
    nisso, desde que a ênfase, algo relativo, não se transforme em absoluto.

    Alongar-nos-íamos muito ao entrar em análises doutrinais,
    mas dizer que Adão e Eva são personagens históricos (no sentido como os
    entendemos atualmente) nunca foi objeto do magistério da Igreja Católica e nenhum
    católico bem informado diz isso. E quanto à afirmativa de ser a descrição do
    inferno como lugar de fogo e enxofre uma metáfora não é de agora e nunca houve
    dificuldade alguma em se afirmar isso. Na Paz de Cristo, um ótimo dia.

    • Olá, primeiramente agradeço o comentário. Já retifiquei a matéria informando a infeliz publicação do site espanhol. É lamentável, mas fica aí um alerta para nós cristãos abrirmos nossos olhos…

  2. É verdade, Robson: nós cristãos precisamos estar sempre atentos e num contínuo aprofundamento de nossa fé. A prática sempre animada por um coração fiel e mente aguçada para que progridamos sempre no seguimento a Cristo. Ou avançamos na caminhada espiritual ou regredimos, não há meio termo.

    A sua chamada no artigo para que não nos limitemos ao culto ou a missa no sábado/domingo é perfeita, pois então, volta e meia, não seremos capazes de dar a razão de nossa esperança a quem quer que nos peça (1 Pd 3, 15) e por consequência nos tornamos presa fácil das armadilhas do mundo.

    Obrigado pela sua atenção e parabéns pela pronta correção da matéria, evidenciam a seriedade de propósitos deste site de notícias.

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui