Papa Francisco afirma que maioria dos casamentos católicos é nula

De acordo com o pontífice, os casamentos não têm valor porque os casais não sabem o significado do compromisso eterno ( FOTO: REUTERS )
De acordo com o pontífice, os casamentos não têm valor porque os casais não sabem o significado do compromisso eterno ( FOTO: REUTERS )
Cidade do Vaticano. O papa Francisco afirmou que a maioria dos matrimônios católicos é nula por terem sido contraídos por jovens que não compreendem o sentido deste compromisso eterno, segundo declarações recolhidas, ontem, pelos jornalistas. “A maioria dos matrimônios sacramentais é nula porque os jovens dizem ‘sim, para toda vida’, mas não sabem o que isso significa”, comentou o papa na Basílica de São Pedro, falando diante de inúmeros fiéis e sacerdotes da diocese de Roma, respondendo de maneira espontânea às perguntas sobre os últimos sínodos sobre a família. “Os jovens não sabem o que dizem porque têm outra cultura (…) têm boa vontade, mas não são conscientes”, insistiu. Francisco já mencionou várias vezes a nulidade dos casamentos contraídos por convenção social, de maneira precipitada, sem preparação, seja porque a noiva estava grávida ou porque sonhava com o vestido de noiva e a festa. A assessoria de imprensa do Vaticano, depois de publicadas estas declarações, tentou retificar algumas. De acordo com o texto oficial, o papa falava de uma parte e não da maioria dos casamentos. Nulidade O casamento católico é um sacramento indissolúvel e não admite o divórcio, mas o Papa Francisco modificou no ano passado os procedimentos de reconhecimento de nulidade do matrimônio – o que quer dizer que jamais existiu – ante os tribunais eclesiásticos, para simplificá-los, acelerá-los e torná-los menos onerosos. Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: