Início Internacional Foguete que irá a Marte é posicionado para decolar

Foguete que irá a Marte é posicionado para decolar

0
COMPARTILHAR

Foguete que levará cápsula de estudos sobre o planeta Marte está posicionado para lançamento

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) transportou para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, o foguete de lançamento Atlas 5, que partirá, nesta segunda-feira (18), para Marte, levando a cápsula Maven.

O lançamento está marcado para as 16h28, horário de Brasília. A Maven permanecerá dez meses em Marte para estudar as mudanças climáticas do planeta. Seu nome é a sigla da denominação em inglês para Evolução Atmosférica e Volátil de Marte.

O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte transformou-se no deserto frio que é hoje e a explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos. A missão começa de fato em setembro do ano que vem, quando a Maven alcançará a órbita do Planeta Vermelho.

Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.

O Atlas 5 tem 57,3 metros de altura e foi posicionado verticalmente no início da tarde deste sábado. Com isso, concluiu-se o trabalho de pré-lançamento, só faltando carregar a bateria da espaçonave – o que ocorrerá a partir de agora até a hora do lançamento.

De acordo com os meteorologistas, há 60% de probabilidade de que as condições do tempo estejam favoráveis na hora da partida.

Da Agência Brasil

Zeudir Queiroz

Zeudir Queiroz

Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.
Zeudir Queiroz

Deixe uma resposta

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.