Alunos do Centro de Ciências da Saúde farão estágio em Caucaia

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza (Unifor) firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Caucaia para a concessão de estágios aos alunos em serviços de saúde que oferecem assistência à população. Estiverem presentes na cerimônia, além do diretor do CCS, professor Flávio Ibiapina, e do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a primeira dama de Caucaia, Érika Amorim, o secretário de Saúde do município, Moacir Soares, e a coordenadora do curso de Medicina da Unifor, professora Silva de Melo. O objetivo dessa parceria é formar alunos com vivência em outra realidade municipal, uma vez que os alunos vão atuar em diversas localidades de Caucaia, o que lhes possibilita escolher o serviço de saúde de maior interesse, podendo aprofundar seus conhecimentos.

Segundo o diretor do CCS, Flávio Ibiapina, o estágio é obrigatório, constando na grade curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina, que serão os primeiros contemplados pelo convênio que é amplo e vai abranger todos os serviços de saúde da Universidade. “Nós temos nos quatro últimos semestres, nos dois últimos anos do curso de Medicina, o internato onde os alunos fazem diversos rodízios, dentre eles estágio prático, tanto em hospital como em unidades de atenção primária. No curso de Enfermagem, também temos o internato, tanto em saúde coletiva, como nós temos o internato hospitalar pegando também os dois últimos semestres”, explica.

Para o diretor da Unifor, o convênio vai ampliar as oportunidades e campos de estágios para os alunos da Universidade: “ao diversificar o cenário de prática, o aluno sai da realidade de Fortaleza, conhecendo a realidade de um município que faz parte da região metropolitana de Fortaleza, mas tem características próprias tem outros tipos de condições mais prevalentes e situações problemas dentro da área da saúde. A gente quer com isso enriquecer a experiência deles também em outro cenário que é o município de Caucaia”.

Os estágios serão acompanhados pelos professores da instituição em parceria com os profissionais do serviço municipal de saúde. “Além da presença dos professores, nas unidades básicas e nos hospitais há uma responsabilidade, uma corresponsabilidade pelo atendimento supervisionado por esse professor. Nossos alunos assumem esses atendimentos com essa supervisão, e isso fortalece ainda mais a atenção à população porque temos mais força de trabalho. Além disso, temos também procedimentos, protocolos, processos que serão implementados e trabalharemos de uma maneira permanente com os profissionais daquela município, e, assim, contribuirmos para a melhoria da qualidade do atendimento à saúde”, complementa o professor Flávio Ibiapina.

Para o prefeito Naumi Amorim, a parceria com a Universidade vai gerar benefícios para o município: “Quem vai ganhar é o povo de Caucaia, que agora conta com essa nova parceria. Tenho certeza que Caucaia vai dar um salto grande na nossa saúde”. De acordo com o secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares, as expectativas para a chegada dos alunos da Universidade são as melhores possíveis. “Primeiro, porque são alunos advindo de uma Universidade de conceito elevado, como é o caso da Unifor. As nossas unidades de saúde estão abertas para recepcioná-los, os serviços vão recebê-los de braços abertos. E nós estamos dando a visibilidade devida a esse convênio com a Universidade de Fortaleza por sabermos a respeitabilidade que essa instituição tem dentro de todas as áreas, e, notadamente, na área dos serviços de saúde”, frisa.

Fonte: g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: