Fortaleza goleia o Vitória e encara o Santa Cruz na semifinal

Com 18 minutos do segundo tempo, a torcida do Fortaleza já se sentia absolutamente confortável para gritar “eliminado” para o Vitória na noite desta segunda-feira, 8, no Castelão. E teve ainda provocação ao maior rival, o Ceará. O Tricolor já vencia por 2 a 0 a esta altura e tinha total controle do jogo. Edinho e Dodô ainda marcariam outros dois tentos, para consolidar o placar de 4 a 0 e classificar sem dificuldades o time para as semifinais da Copa do Nordeste.

Júnior Santos marcou dois gols no triunfo sobre o Vitória(Foto: Julio Caesar)
 

Os nomes do jogo foram Júnior Santos e Osvaldo. O primeiro porque marcou dois tentos e o outro pela participação efetiva na partida. Ambos saíram muito aplaudidos no segundo tempo. O restante do ataque tricolor também merece destaque. Edinho explorou bem os ataques pela direita e ajudou na recomposição, quando necessário. Já Wellington Paulista travou uma batalha consigo mesmo para marcar o primeiro gol com a camisa do Fortaleza, mas não conseguiu encerrar o jejum.

A defesa, apesar de pouco incomodada, mostrou-se segura. Quintero e Roger Carvalho desarmaram as poucas tentativas do rubro-negro baiano e o goleiro Marcelo Boeck só fez defesas no segundo tempo, sem precisar de muito esforço. Mesmo sem um meia de ligação – Felipe e Araruna eram os dois homens de meio campo -, não faltou criatividade ao Fortaleza, que poderia ter saído de campo com um placar bem mais elástico.

Não é exagero afirmar que o Leão fez a melhor partida desde que passou a utilizar quatro atacantes na formação titular. Houve manutenção do padrão de jogo nos dois tempos e bem ao estilo de Rogério Ceni, o Tricolor não deixou de buscar o ataque nem quando a partida já se mostrava resolvida.

Não fosse a trave direita do goleiro João Gabriel, em um chute de Osvaldo, e o próprio arqueiro, num defesa difícil após chute de Tinga, de fora da área, a goleada teria sido ainda maior. O resultado deixa o Fortaleza com a moral elevada às vésperas da final do Campeonato Cearense e cria também uma aura de favoritismo para a Copa do Nordeste, que agora só tem na disputa o Santa Cruz, adversário do Leão nas semifinais, que só acontecem em maio, Botafogo-PB e Náutico.

O primeiro gol foi marcado por Júnior Santos, aos 26 minutos, aproveitando cruzamento de Osvaldo para cabecear para a meta. A dobradinha se repetiu aos 35, quando o ponta esquerda do Leão ganhou do zagueiro Jefferson na linha de fundo e só rolou a bola para o artilheiro do Leão marcar o segundo.

Na segunda etapa, Edinho arrancou com a bola pela direita e bateu forte quando ficou cara a cara com o goleiro aos 38 minutos. E Dodô, em cobrança de falta perfeita, aos 45, deu números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 4 X 0 VITÓRIA

Castelão – 8/4/2019 – 21h30min

Fortaleza

4-2-4 – Boeck; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Felipe e Araruna (Dodô); Edinho, Júnior Santos (Marcinho), Wellington Paulista e Osvaldo. Técnico: Rogério Ceni

Vitória

4-3-3

João Gabriel; Jeferson, Victor Ramos, Edcarlos e Fabrício; Léo Gomes, Paulo Vitor (Dudu Vieira) e Ruy (Capa); Andrigo, Yago e Léo Ceará (Neto Baiano). Técnico: Claudio Tencati

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Horário: 21h30min

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)

Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Schumaquer Marques Gomes (PB)

Cartões amarelos: Jeferson (VIT); Carlinhos (FOR)

Cartão vermelho: Victor Ramos.

Fonte: O Povo Online      
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: