Caucaiense tetracampeã mundial de bodyboard é exemplo nas ondas e em sala de aula

Filha de pais empresários, Isabela Sousa nasceu em 1989, em Fortaleza. Bella, como é  carinhosamente chamada pelos amigos e familiares, iniciou sua relação com o mar logo aos 2 anos de idade, quando mudou-se para o Icaraí, praia localizada em Caucaia, município vizinho à capital cearense. Os pais possuíam um restaurante na praia, o que era convite constante para a menina conhecer e desbravar o mar. Desde a infância, portanto, Isabela Sousa sempre teve tendência natural para a prática de esportes. As atividades físicas eram fonte de grande motivação, seja no mar, na piscina, no caratê ou no futebol.

Aos onze anos de idade, Isabela foi apresentada ao bodyboard e logo agregou experiência em treinos constantes e competições mundo a fora. O esporte virou profissão e fonte de amor. Dedicada, destemida e disciplinada, tornou-se tetracampeã mundial em 2016, obtendo lugar cativo no topo da elite do bodyboard. Em outubro de 2017, foi vice-campeã mundial, ao vencer a sexta etapa do Circuito Mundial Feminino, nas Ilhas Canárias, na Espanha. “Infelizmente, esse ano não consegui o quinto título, mas sei que fiz um bom trabalho nessa temporada”, exalta.

O gosto pelo esporte veio de forma natural, inicialmente sem pretensão de ganhar títulos mundiais e, consequentemente, reconhecimento internacional e prêmios. A ambição só chegou com as primeiras competições. Durante sua jornada de sucesso no esporte, Isabela Sousa desenvolveu novos interesses e paixões como a fotografia e o audiovisual, que lhe renderam um canal no Youtube, o “Onda Bela”, onde divulga parte da sua rotina diária e aventuras. A atleta desenvolveu também preocupação crescente com a conservação ambiental e a consciência de que o esporte é essencial para a formação física, mental e sócio-cultural das pessoas.

Além de se dedicar ao esporte e ser essa atleta vitoriosa, Isabela concilia a rotina de competições ao curso de publicidade e propaganda da Unifor. Como aluna, Isabela Sousa é descrita pelos amigos como estudiosa e inteligente, disposta sempre nas primeiras filas da sala, e admirada pelos professores, que entendem a rotina da atleta estudante. A força de vontade para superar obstáculos e os competidores é levada para as salas de aula na Unifor, alimentando sempre uma sede de conhecimento, com um livro na mão e um bodyboard na outra. Isabela deixa claro que os atletas precisam entender cada vez mais de comunicação e como isso pode influenciar de forma positiva no seu futuro profissional e dar visibilidade à sua trajetória profissional, além, é claro, de estabilidade na aposentadoria.

Os estudos e o esporte são vistos por ela de forma parecida, afinal, se no mar ela tem um treinador ajudando na rotina de treinos, em sala de aula ela conta os professores e mestres, despertando na atleta o mesmo respeito e confiança depositados no treinador, uma vez que eles também passam lições e técnicas para o aperfeiçoamento da aluna. A fórmula que alinha a vida e carreira da atleta é o amor, que vai do esporte aos estudos, amor que a alimenta diariamente a conciliar as duras rotinas profissional e acadêmica.

Dentro os inúmeros prêmios conquistados por Isabela Sousa estão o Campeonato Mundial de Bodyboard – 2010, 2012, 2013 e 2016; Vice-Campeã do Campeonato Mundial de Bodyboard – 2011, 2015 e 2017; Campeã ISA WORLD Bodyboard Games – 2011; Campeã Latino-Americano de Bodyboard – 2006, 2008, 2011, 2012; Vice-Campeã Latino-Americano de Bodyboard – 2007 e 2010; Campeã Brasileira de Bodyboard – 2010 e 2011; Vice-Campeã do Campeonato Brasileiro de Bodyboard – 2006, 2007, 2008 e 2009; e Campeã Brasileira amadora – 2005.

Fonte: g1.globo.com/ce

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: